Arqueologia Subaquática

Assistas as entrevistas com pesquisadores e especialistas em patrimônio cultural submerso

pesquisadora Beatriz Bandeira mergulhando para estudos no sitio arqueológico submerso do Galeão Santíssimo Sacramento.

Conheça a programação desta série de entrevistas e entenda o que é patrimônio subaquático e alguns estudos sobre naufrágios no Brasil. É mais do que um filme sobre naufrágio, são histórias reais sobre uma parte importante do patrimônio cultural brasileiro.

Acesse o canal do Código de Cultura no Youtube. Está tudo aqui!


Programação

O NAUFRÁGIO DO GALEÃO SANTISSIMO SACRAMENTO

Clica na foto e para assistir! 😉 Inscreva-se e ative as notificações.

Ao chegar à costa da Bahia, em 1668, o Galeão Santíssimo Sacramento afundou. A bordo estavam mais de 800 passageiros. Reunir todas as peças desta história precisa de muito fôlego.

Mergulhe nesta aventura com a historiadora e doutoranda, Beatriz Bandeira, e se prepare para conhecer os detalhes desta história do Brasil escondida a mais de 30 metros de profundidade.

Leia também o artigo sobre esta entrevista.

TREINAMENTO PARA MERGULHO EM SÍTIO ARQUEOLÓGICO

Clica na foto e para assistir! 😉 Inscreva-se e ative as notificações.

Explorar o infinito que está embaixo d’água é o desejo de aventura de muitos curiosos. E estar preparado para esta experiência em busca de tesouros e espécies só depende do tamanho da vontade.

Conheça o que é preciso para mergulhar sem perder o fôlego. O instrutor e mergulhador profissional, Roberto Baracho irá esclarecer quais tipos de treinamentos existem e como estar preparado para o mergulho científico em arqueologia.

AS AVENTURAS DE SER UM ARQUEÓLOGO SUBAQUÁTICO

Clica na foto e para assistir! 😉 Inscreva-se e ative as notificações.

Viver de arqueologia é uma tarefa para os fortes, mas viver para revelar a história que está embaixo d’água exige muito mais do que força!

Dá para viver de arqueologia? Quanto ganha um arqueólogo subaquático? Onde trabalhar? A pesquisadora Cris Amarante revela detalhes desta profissão no Brasil e em Portugal.

O TRABALHO DE MARINHA NA PROTEÇÃO DO PATRIMÔNIO SUBAQUÁTICO BRASILEIRO

Clica na foto e para assistir! 😉 Inscreva-se e ative as notificações.

A Marinha do Brasil é a responsável pela proteção do patrimônio cultural submerso brasileiro em toda costa, rios, represas e lagos. Mas você sabe por que não é o Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional – IPHAN? Nesta entrevista com o Capitão de Corveta, e Mestre em Arqueologia Subaquática, Ricardo Guimarães iremos conversar sobre isto e sobre o alcance do trabalho da Divisão de Arqueologia Subaquática da Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha.


Programação em constante atualização.